domingo, 17 de abril de 2011

HISTÓRIA DA MINHA INFÂNCIA

Eu me lembro do meu passado
Com muita saudade e emoção
Daquele tempo gostoso
Sinto tristeza e recordação.

Saudade dos meus companheiros
Dos banhos no regato
Da escola da fazenda
E das frutas do mato.

Como o araticum e seis meses,
Sangue de cristo e bacopari,
Gabiroba e a mangaba,
O araça e o murici.

Tinha mamacadela e gueirobinha
Marmelada, angá e curriola
Tudo servia de merenda
No antigo caminho da escola.

Era um tempo gostoso
Cheio de alegria e felicidade
Até das brigas entre colegas
Eu recordo com saudade.

Foi uma época difícil
De trabalho e pobreza
Mas quando recordo o passado
Quase choro de tristeza.

Tenho saudade da infância
Das caçadas de codorna e tatu
Recordo dos parás e da pesca de anzol
E dos lacinhos de pegar inhambú.

Dos jogos com bola de mangaba
Eu nunca me esqueci
E os famosos bodoques e estilingues
Que tiravam a vida da juriti.

Do cavalinho de pau e da arapuca
Que saudade que me dá
Também da boiada de sabugo e de cabacinha
De limão, de pau-terra e de jatobá.

Tenho saudade de tudo
Dos amigos e das brincadeiras
Me lembro dos antigos caminhõezinhos
Feito de marmelada e de lobeiras.

Era uma simplicidade que dava gosto
Por isso vivo sempre a recordar
Aquela infância humilde e pacata
Qualquer coisa servia para brincar.

As brincadeiras das meninas
Também eram muito simples
Sempre reuniam uma turminha,
Brincavam de bonecas de pano,
De roda ou de cozinhadinha.

Com o passar dos tempos
Tudo foi mudado
Alguns colegas sumiram
Cada um foi prum lado.

O mundo está muito evoluído
Hoje tudo está mudado
Não se vê mais aquele amor puro
Que havia no passado.

Televisão ensina coisa boa
Mas tira a inocência muito cedo
Mostra cenas indevidas
Não tem consideração nem segredo.

A criança cresce traumatizada
Com muita coisa triste na mente
Hoje menino de dois anos
Já não é mais inocente.

Essa história da infância
Será para sempre lembrada
A pureza e simplicidade
Com saudade recordada.

Pois ela alimenta a vida
Desse poeta cheio de emoção
Fazendo reviver momentos felizes
Que viveu o Zezé Conceição.


Orizona, 30/08/97
José de Sousa Péres
(Zezé Conceição)

Nenhum comentário:

Postar um comentário