domingo, 17 de abril de 2011

HISTÓRIA DO GAMBIREIRO

Como é a vida do gambireiro,
Vou contar para vocês,
É cheia de tormento,
Trinta dias por mês.

A vida do gambireiro,
Vou dizer o que eu acho
É’ como uma gangorra,
Hora está por cima, hora está por baixo.

Eu já fui gambireiro,
Eu falo com experiência,
Gambireiro tem que ter tolerância,
Muita calma e paciência.

Gambira pra ser bem feita,
Tem que ter tempo e muita conversa,
Gambira na carreira, te garanto,
Fica mal feita e não presta.

Tem coisa que anda junto
Com negócio e gambira:
É desonestidade e safadeza,
Muito papo e mentira.

Gambira é como mulher do vizinho,
É divertida e gostosa,
É uma coisa muito séria,
É coisa fina e perigosa.

Gambireiro é muito papudo,
Falo minha opinião,
Ele pode estar quebrado
Mas tem muita animação.

Alguém oferece a mercadoria,
Ele faz de conta que não quer,
Pra poder da uma de rico,
Fala que tem dinheiro com o “Tõe e o Mané”.

Quase tudo é papo furado,
Ele vive sempre quebrado.
Difícil é comprar a dinheiro,
Só compra mesmo se for fiado.

Tem duas coisas que não acabam,
Eu já tenho observado.
É o papo do gambireiro
E o dinheiro de comprar fiado.

Alguém oferece um bezerro,
Uma porca ou um leitão,
Ele faz muito pouco caso,
Sempre dá uma de ricão.

Mas se a conversa for “fiado”,
Ele muda de opinião.
Compra tudo que aparece,
Compra urubu e gavião.

Se você quer vender,
Ele nem olha a mercadoria.
Vai falando logo de cara,
Só compro com 30 dias.

Tem coisa que não me conformo,
Acho muito esquisito.
Qualquer vaca canela seca,
Ele garante que dá 10 litros.

Tem coisa engraçada,
Que na gambira encontrei.
Comprei uma vaca para dar 10 litros,
Mas só achei um litro e meio.

Sei que o gambireiro é esquecido,
De vez em quando ele engana.
Esqueci de perguntar a ele
Se ela dava 10 litros era por semana.

Quando a gambira é de animal,
Fica muito mais divertida.
É tanta qualidade para o cavalo,
É bom de sela e bom de lida.

Fui gambireiro de animal,
Mas tem coisa que eu não sei.
Cavalo de gambira não passa de 9 anos,
Poltro nunca passa de dois e meio.

Gambira é traiçoeira,
Sempre é um triste cenário.
É difícil ver quem vive só de gambira,
Que deixa inventário.

Eu já prestei atenção,
No gambireiro quando quebra.
Nunca assume o erro sozinho,
Sempre joga a culpa no colega.

Gambira é divertida,
Gambireiro é muito engraçado.
O caboclo só conta vantagem,
Dificilmente fala em negócio errado.

Gambireiro faz movimento,
Movimenta a conta bancária.
Na mesma hora que está muito rico,
Fica numa situação precária.

A gambira mal feita
Vou falar pra você como é,
Faz você perder o amigo,
E ainda brigar com a mulher.

Caboclo que gambira sem dinheiro,
No final é só confusão.
Se for acertar os negócios,
Não sobra nem um tostão.

O lucro que ele tem,
Ninguém imagina,
Fica no juro e no aluguel,
No frete e na gasolina.

Gambireiro quando está com dinheiro,
Ele é um caboclo estimado,
Pra fazer movimento no banco,
Pelo gerente é convidado.

Quando atrapalha a situação,
Do banco é simplesmente cortado,
Recebe a visita do fiscal.
E sem dó é executado.

Ele perde o crédito e o nome,
Deixa de ser um homem de verdade,
Perde tudo que fez na vida,
Perde a confiança e a amizade.

Geralmente vira um homem triste,
Esquecido e desgostoso,
Fica um homem revoltado,
Violento e perigoso.

Gambireiro quando está em boa situação,
Todo mundo quer ajudar
Se a situação fica difícil,
Todo mundo quer pisar.

Gambireiro quando perde o que tem,
Vira mau pagador e fica desonesto,
Com conversa não paga negócio,
Sem dinheiro não tem homem honesto.

Sei que tem gambireiro honesto,
Essa é a grande verdade,
Tem muito rico safado,
Tem também pobre covarde.

Não sou contra o gambireiro,
O gambireiro é divertido e engraçado,
Conto é minha própria história,
Fui gambireiro no passado.

Desculpem-me os gambireiros,
Isso é tudo brincadeira,
Cada um faz o que quer,
Cada qual da sua maneira.

A vida tem que ter de tudo,
Nós vivemos numa democracia,
Cada um faz o que pode
Pra criar sua família.

Esta história de gambireiro,
Que merece nossa atenção
Quem relatou a história
Foi o ex-gambireiro Zé Conceição.


Zezé

Um comentário: